> > >

Pesquisar este blog

sábado, 2 de maio de 2009

IMAGENS - PROIBIÇÃO

ÍNDICE

TERIA DEUS PROIBIDO TODA E

QUALQUER IMAGEM?

EVANGÉLICO: - ... Êxodo 20-4,6 como os católicos explicam essa parte?


______________________________________

RESPOSTA: - Simples. Muito simples mesmo! O que nos diz o texto original de Êxodo 20,4-6 e não somente este mas também Deuteronômio 5,8? Veja o texto original em hebraico, mas não se assuste com as letrinhas diferentes e sem vogais: "לא תעשׁה לך פסל וכל תמונה אשׂר בשׂמים ממעל ואשׂר בארץ מתחת ואשׂר במים מתחת לארץ" Conte a quarta palavra da direita para a esquerda (é assim que se escreve o hebraico) e encontrará a palavra " פסל", que se lê "FESEL" e se traduz no grego por "EIDOLON" e no português por "ÍDOLO". Portanto, o que Deus realmente está proibindo são IMAGENS DE ÍDOLOS com as quais os hebreus estavam tão acostumados, e não toda e qualquer imagem.


o Antigo Testamento a proibição de fazer imagens não era algo tão absoluto como pregadores fundamentalistas pretendem. Há, outrossim, textos que mostram que o próprio Senhor mandou fazer imagens para manter a piedade de Israel. Assim, no mesmo livro do Êxodo, também lemos, como vimos acima, que o Senhor mandou Moisés colocar dois querubins de ouro sobre o propiciatório da arca; era pelo propiciatório assim configurado que Javé falava ao seu povo. Por isso a Bíblia costuma dizer que "Javé está sentado sobre os querubins" (Ex 25,17-22). Caberia conferir, nesse sentido, outros textos como 1 Rs 6,23-28; Nm 21,4-9; etc


Ou, então, como se explica que: 1 - Deus as tenha mandado fazer?


"Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro... " (Êxodo 25,18);

"... e o Senhor disse a Moisés: “Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo.” (Números 21,8).

2 - Deus as aprovasse e abençoasse enchendo com sua glória o templo de Salomão, que esteva repleto delas?


"Quando os sacerdotes saíram do lugar santo, a nuvem encheu o templo do Senhor, de modo tal que os sacerdotes não puderam ali ficar para exercer as funções de seu ministério; porque a glória do Senhor enchia o templo do Senhor" (1 Reis 8, 10-11)

3 - Deus tenha operado milagres através delas?


"Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste.

Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, CONSERVAVA A VIDA" (Números 21,9)


4 - Deus tenha permitido que seus amigos o adorassem prostrados à frente delas ?

"Josué rasgou suas vestes e prostrou-se com a face por terra até a tarde diante da arca do Senhor, tanto ele como os anciãos de Israel, e cobriram de pó as suas cabeças" (Josué 7,6).


ÍNDICE


.-

3 comentários:

Pra: Margarida disse...

a Biblia diz: que quando Jesus
morreu na quela cruz, rasgou-se o veu do templo, ehoje eu tenho
acesso ao santo dos santo.Porque
eu vou mi curvar diante de uma imagem?eu não
preciso mandar recados
não faras para ti imagem escultura,
adorarás somente o Senhor teu Deus
prefiro adorar a um Deus vivo que eu
posso centir, que que perder tempo
falando com um pedaço de algo que não pode mi ovir .ass.missionariamargarida.blogspot.com/

MENTIRAS CONTRA A IGREJA CATÓLICA disse...

Caríssima "missionária". Não estamos falando de ídolos e sim das imagens que, segundo Deus, são necessárias, úteis e benéficas. Claro que não pode ser o contrário, diversamente Deus não as teria mandado fazer, nem as teria aprovado e abençoado; não teria também operados milagres através delas, nem, tão-pouco, falaria ao povo do meio delas; não teria também aceitado a adoração de seus amigos prostrados ante as imagens dos dois santos que faziam parte integrante da Arca da Aliança. Se a Igreja, que é inerrante (1Tim 3,15), não as proíbe, quem é você para condená-las? Seu raciocínio pode prestar para qualquer coisa: "O véu do templo se rompeu", então você conclui que não se pode ter as que eram necessárias no A.T.; da mesma forma poderia também mandar ao Diabo o Decálogo, como fizeram alguns reformadores.

Anônimo disse...

nossa.. pra que que eu fui entrar nesse blog..,,, que monte de asneiras sem sentido... kkkkkkk

.............................CABEÇALHO
------------------------------------------------------------------------------



1) - ANOTAÇÕES APOLOGÉTICAS (27 Páginas)



2) -
MENTIRAS PROTESTANTE (Vai para outro site)



3) - ARTIGOS DIVERSOS



------------------------------------------------------------------------------